Mostrar mensagens com a etiqueta 2.ºA. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 2.ºA. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Dia da criança

Hoje foi o dia da criança e foi uma diversão tão grande que quando demos conta já era hora de almoço.
Adorámos e por isso deixamo-vos aqui uma amostra da nossa divertida manhã!


quinta-feira, 31 de maio de 2012

Comunicação de Projecto

Comunicação do projecto de estudo “O Que Significa Cromagnon?”, pelo Francisco Nazaré e o Vasco.

Posted by Alberto Costa

terça-feira, 10 de abril de 2012

sábado, 3 de março de 2012

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Comunicação: Projecto "Como Se Fazem Os Gelados"

Depois de ontem nos termos lambuzado com um delicioso gelado de chocolate, hoje a comunicação do projecto “Como Se Fazem Os Gelados”, pela Margarida, a Beatriz, a Diana e o Vasco.


Posted by Alberto Costa

A Turma do 2.ºA diariamente em http://1asantamariadosolivais.wordpress.com/

Comunicação: Projecto "Como É O Nosso Corpo Por Dentro"

Comunicação, hoje, do projecto de estudo “Como É O Nosso Corpo Por Dentro”, pelo Francisco Nazaré, a Maria e a Inês Gregório.

 Posted by Alberto Costa


A Turma do 2.ºA, diariamente em http://1asantamariadosolivais.wordpress.com/

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Oficina de Cerâmica do 2.ºA na Quinta Pedagógica

Hoje, começámos a preparar uma surpresa...

A turma do 2.ºA, diariamente em http://1asantamariadosolivais.wordpress.com
Posted by Alberto Costa

Actividade - Reciclagem de Papel no 2.ºA

(boa) Sessão de reciclagem de papel, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa. Em ambiente tranquilo… Dando continuidade ao projecto de estudo “Como Se Faz O Papel” (desenvolvido entre Setembro e Outubro).


A turma do 2.º A, diariamente em http://1asantamariadosolivais.wordpress.com

Posted by Alberto Costa

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Projecto - "Como É Que O Mundo Se Criou"

Comunicação do Projecto “Como É Que O Mundo Se Criou”, pelo Raposo, o Tomás e o Francisco Santos:


 Posted by Alberto Costa

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Projecto - "Como É Uma Ilha Por Dentro"

Comunicação do Projecto “Como É Uma Ilha Por Dentro” (das concepções iniciais à realidade descoberta), pela Margarida, pelo Vasco, Luana e Beatriz:





 

O 2.ºA, diariamente em: http://1asantamariadosolivais.wordpress.com

Posted by Alberto Costa 

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Jornal de Parede do 2.ºA


Lançámos hoje o nosso jornal de parede, no exterior da sala.
Aqui, a equipa responsável pelo Jornal, vai colocar, diariamente, os produtos que cada um de nós enviar para publicação, de entre tudo o que fazemos.
Vamos mostrar, também, os textos que trabalhámos no colectivo, o que há de novo na sala e os livros que temos lido.
Ainda em fase de arranque, como globalidade, pretende-se, numa fase posterior, fazer uma análise no grupo dos produtos publicados, sua classificação e organização interna.

Será o canal de circulação da comunicação, para o exterior, do grupo, que faltava, em complemento do registo diário do espaço online da turma, dos produtos editados na sala, dos PITs, dos projectos comunicados e do Jornal As Formigas. Tendo sempre em vista dar sentidos aos produtos culturais produzidos no seio do grupo.

Posted by Alberto Costa

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Árvore de Natal do 2.ºA

Mesmo a fechar o ano, conseguimos terminar a nossa Árvore. 

 Vamos lembrar o processo:

1 – Sob proposta de uma das crianças, decidiu-se, por unanimidade, em Conselho, suspender até Janeiro os Projectos de Expressão Plástica em curso e construir uma árvore de Natal;
2 – No momento de Expressão Plástica seguinte, começámos a planificar, com base no instrumento “Projecto de Expressão Plástica” que usamos para desenvolver o trabalho nesta área:

 3 – Ao contrário do habitual, invertemos os passos. Começámos por querer saber (porque somos muitos) que árvore de Natal tinha cada um na sua cabeça:
4 – Analisámos cada uma das árvores e, elemento a elemento, identificámos as diferenças, uma a uma;
5 – Perante as múltiplas possibilidades de forma, para cada elemento da árvore (porque todas tinham base, tronco e elemento no topo), fizemos votação passo-a-passo…;
6 – Decididas as formas de cada elemento da árvore, importava aferir da decoração. O processo foi idêntico ao anterior e, demoradamente, chegámos a cada uma das decisões.
7 – Faltava passar essas vontades ao papel e foi isso que fizemos. A árvore final começou a surgir aos nossos olhos:



 8 – Com a imagem da árvore, a criar, bem presente aos nossos olhos, tínhamos de decidir quem seria responsável pelo quê:
 9 – E pronto, deitámos mãos à obra:



quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Livro - Como Se Faz O Azeite - 2.ºA

Produto construído em trabalho autónomo, a partir do relato feito em Conselho.


Posted by Prof. Alberto Costa

terça-feira, 22 de novembro de 2011

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Projeto de Estudo do Meio - "Como Se Faz O Papel" - 2.ºA

(Excelente) comunicação do Projecto de Estudo “Como Se Faz O Papel”, pela Luana, o Vasco, a Diana e a Jéssica. Clara, objectiva e com uma muito boa gestão da discussão final pelo grupo. Muito bom!

  Publicado por Prof. Alberto Costa

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Magusto no 2.º A

Dia de comer castanhas, de manhã, e de oferecer figos secos com noz, de tarde…

 Publicado por Prof. Alberto Costa